Concreto SP

Telefone: (11) 4508-8431

E-mail: vendas@concretoecia.com

Nextel: (11) 7792-2418 
ID: 92*174949



O que é o concreto ?

O concreto é basicamente a mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água forma uma pasta aderente e resistente aos fragmentos de agregados (pedra e areia) formando um bloco monolítico de concreto.

A proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto é também conhecida por dosagem ou traço. Mesmo assim podemos conseguir concreto com características especiais ao acrescentarmos a mistura aditivos, isopor, pigmentos, fibras ou outros tipos de adições.

Cada material a ser usado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório (conforme normas da ABNT) afim de verificar a qualidade e para se obter os dados necessários para a elaboração do traço (massa específica, granulometria, etc).

Historicamente, os romanos foram os primeiros a usar uma versão deste material conhecida por pozzolana. No entanto, o material só veio a ser desenvolvido e pesquisado no século XIX.

Quando armado com ferragens passivas, recebe o nome de betão armado ou concreto armado, e quando for armado com ferragens ativas recebe o nome de betão pré-esforçado ou concreto protendido.

Resistência:

Sua resistência e durabilidade depende da proporção entre os materiais que o constituem. A mistura entre os materiais constituintes é chamada de dosagem ou traço.

A água utilizada contribui para a reação química que transforma o cimento portland em uma pasta aglomerante. Se a quantidade de água for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e também a facilidade de se adaptar às formas ficará prejudicada, porém se a quantidade for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.

A porosidade, por sua vez, tem influência na impermeabilidade e, conseqüentemente, na durabilidade das estruturas confeccionadas em concreto.A proporção entre a água e o cimento utilizados na mistura é chamada de fator água/cimento. As proporções entre areia e brita na mistura tem influência na facilidade de se adaptar às formas (trabalhabilidade) e na resistência. O concreto é lançado pela bomba de concreto.

Constituição:

Materiais constituintes do concreto ou betão:

Aglomerante — cimento portland;

Agregado Miúdo — areia natural ou artificial (pó de pedra beneficiado), pó de pedra;

Agregado Graúdo — pedra britada ou seixo natural;

Água — pode ter parte ou totalidade substituída por gelo;

Aditivo — plastificante, retardador de pega;

Adições — metacaulim, cinza volante, pozolanas, cal, pó de pedra;

 

 
Você está aqui: Home Concreto O que é o concreto ?